A bichectomia é um procedimento estético que se tornou muito popular nos últimos tempos. A cirurgia consiste na retirada parcial ou até mesmo total das bolsas de gordura presentes nos cantos da boca — entre a mandíbula e o maxilar —, chamadas de "bolas de Bichat". O objetivo é reduzir o volume das bochechas. A cirurgia é indicada, principalmente, para quem tem o rosto em formato arredondado.
Apesar do seu apelo estético, a bichectomia também pode trazer melhora funcional. É recomendada, por exemplo, para o paciente que costumam morder a bochecha durante a mastigação.
Quer entender melhor sobre o procedimento? A seguir, vamos apresentar as principais informações a respeito do assunto. Continue a leitura para conferir!
Escrito por Embracom
Como a cirurgia é feita?
O procedimento é relativamente simples: um pequeno corte é realizado na cavidade oral para facilitar a identificação e a manipulação da gordura presente nessa parte.
A anestesia utilizada é a local, e dura de 40 a 60 minutos.
Recomendações importantes para a recuperação.
O pós-operatório normalmente é bem tranquilo, necessitando apenas de compressas de água fria, devido ao inchaço na região, e uso de medicamentos para aliviar a dor. Porém, o consumo de alimentos cítricos e duros deve ser evitado, pois pode causar um grande desconforto no início — as melhores opções são alimentos e bebidas gelados.
Qual o tipo de profissional indicado para a realização da cirurgia?
Somente médicos cirurgiões plásticos e dentistas são os profissionais que têm autorização para fazer esse tipo de cirurgia.
A bichectomia é uma cirurgia relativamente simples, que pode reduzir as bochechas e, consequentemente, elevar a autoestima. Contudo, é preciso pesquisar e buscar indicações de um bom especialista para que ele avalie se o procedimento é indicado para você e, caso positivo, seja realizado de forma segura!